Turquia

Modernidade e tradição

A Turquia, é uma nação milenar, com uma cultura muito rica e peculiar. Um país transcontinental com território nos Continentes Europeu e Asiático, rodeada por quatro mares: O Mar Negro a norte, o Mar da Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo ao sul.

Em praticamente qualquer cidade é possível encontrar um ou mais castelos. Eles têm diversos tamanhos, belezas e histórias. Transformados em sua maioria em atração turística, essas fortalezas foram criadas pelos exércitos para se defenderem de invasores e foram construídos principalmente durante o Império Bizantino e Otomano. Extenso país de múltiplos contrastes, é um destino de viagem verdadeiramente interessante.

A riquíssima cidade de Istambul reflete as influências culturais dos muitos impérios que já governaram a região. Não é apenas uma cidade, mas várias em uma só. Modernidade e tradição convivem lado a lado, onde a Ásia se funde com a Europa.

A inconfundível e lunática Capadócia, conhecida pelas inconfundíveis "chaminés de fada", altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme; as casas da Idade do Bronze esculpidas nas paredes do vale por trogloditas (habitantes das cavernas) e usadas posteriormente como refúgio pelos primeiros cristãos; o Vale de Ihlara, com 100 metros de profundidade, abriga várias igrejas esculpidas nas rochas. E claro, o inesquecível passeio de balão pela região.

Patrimônio Mundial da UNESCO, Pamukkale “Castelo de Algodão”, a cidade turca com suas piscinas naturais, é procurada desde a antiguidade por quem buscava o famoso elixir da beleza. E, Kusadasi e suas praias; como também as diversas ilhas turcas do Mediterrâneo.

Para os Cristãos, a Cidade de Éfeso ganhou notoriedade com as pregações de São Paulo e conforme a tradição, existe a casa onde Maria viveu após a crucificação de Jesus. Hoje a casa foi transformada em Capela onde numerosos Cristãos vão em peregrinação, inclusive com a visita dois Papas, João Paulo II e Bento XVI.

Além disso, a Turquia tem um dos mais antigos e maiores mercados cobertos do mundo! O grande bazar ou mercado coberto fica em Istambul e data de 1455, quando a Constantinopla foi conquistada. Mais de 3 mil lojas estão distribuídas em dezenas de corredores, com os típicos temperos, os tapetes e outros artigos de decoração, como as lindas luminárias, suas joalherias repletas de lindas peças em ouro.

Quaisquer que sejam as razões de uma viagem à Turquia – arquitetônicas, culturais, religiosas, simples férias de verão, ou outras, vale bem a pena.

Uma surpresa:

Vamos citar ao menos três, pois foram três as viagens que fiz a este País. Pamukkale “Castelo de Algodão”: fenômeno da natureza que parece mesmo algodão, a formação calcária dá a aparência surreal destas montanhas com mais de 200 metros de altura, que em 1988 foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O voo em balão pela Capadócia é realmente imperdível, inegavelmente que o valor é alto, ainda assim é daqueles investimentos que vale apena. É inquestionável que a Capadócia tem uma beleza singular. Sua paisagem é formada por vales coloridos, dobraduras e interessantes formações, conhecidas como Chaminés de Fada.

O Hamam “banho Turco”: a experiência de ir ao hamman tradicional pode ser bastante única, sem dúvida, você não vai querer perder esta experiência, é um processo composto por esfoliação, espuma e o banho propriamente dito. E uma dica primordial: certifique-se de que o local escolhido para fazer o ritual é legítimo e recomendado.

E talvez um local pouco conhecido, a Cisterna da Basílica: sob o chão do bairro de Sultanahmet, no coração de Istambul, as galerias e túneis que serviram para armazenar a água da cidade na época do Império Bizantino.