Amigos de trip

by Marisa Colpo Noal

"Sinto-me honrada em ter sido convidada pela Adm. Da página “Etto Trip” – http://www.ettotrip.com.br/ para compartilhar com vocês alguns passos da mais longa e mais intensa TRIP da minha vida! Caminho Francês até Santiago de Compostela/ Espanha.

Após 5 anos coletando dados/informações, assistindo vídeos, acessando blogs e roteirizando o “Meu Caminho”, em 21 de maio de 2017, parti da bucólica Cidade de Saint Jean Pied De Port/ França, para, a pé, realizar o Caminho Francês.

Percurso este, de aproximadamente 1000km, por entre o trajeto sinalizado e os desvios que optei fazer, como por exemplo: Ermida de Santa Maria de Eunate; o Sítio Arqueológico em Atapuerca/ Burgos (como evidências de ocupação humana precoce); Santuário de La Peregrina (romântico-mudéjar) em Sahagún, considerada o Centro Geográfico do Caminho Francês; Em Astorga, destaco a Catedral de Santa Maria, o \museu Romano, o Palácio Episcopal (de Antônio Gaudi) e, o Prédio do Ayuntamiento/ Barroco de 1765; Festival Medieval na Terra dos Templários/ Ponferrada; Cabanas Celtas, no Cebreiro; Monastério Beneditino, em Samos; Monastério de Sobrado; “Monumento ao Peregrino”, no Monte do Gozo; além, de inúmeros Templos, Basílicas, Claustros, Museus, Castelos... Porque “O Caminho”, também é Cultura!

Saint Jean Pied de Port, França.

No segundo dia, fiz a travessia da Cadeia de Montanhas – Pirineus, pela Rota Napoleão. “...e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmas”. Foram 27km de uma beleza ímpar, em um dia ensolarado – Céu de Brigadeiro! “Que el viento te sea favorable y te sople de espaldas. Que el so brille em tus mejillas e ilumine tu sonrisa. Que el Díos em que cres te tenga em la palma de la mano e te guie”. Permitindo, desta forma e, com a Benção da Virgen de Biakorri / Protetora dos pastores e peregrinos, a travessia por este trajeto.

Foram 8 horas de caminhada, até adentrar em Roncescalles, onde me hospedei no Monastério e, assisti a Santa Missa na Igreja Real Colegiata de Santa Maria, com Benção especial aos Peregrinos! E, na alvorada, sob brumas, o icônico registro fotográfico na placa: Santiago de Compostela / 790km. A partir deste ponto, segui a sinalização/ setas amarillas, até chegar à Catedral, em Santiago de Compostela.

Travessia dos Pirineus.

Roncesvalles.

E, esta TRIP, me proporcionou momentos emocionais intensos: Além do primeiro passo; da conclusão da travessia dos Pirineus; de alcançar o Monumento Alto Del Perdón e Cruz de Ferro; do recebimento da “Carta Peregrina - nº12896” na Igreja de La Virgen Peregrina em Sahagún / Centro Geográfico do Caminho; em Zabaldika, na Igreja San Esteban, um peregrino canadense nos brindou com um canto gregoriano, que até hoje ecoa na minha mente. E, nossa Oração foi: “Em um mundo, a menudo frio y oscuro, agradecemos el poder seguir flechas amarillas a los lugares de luz e calor”.; A travessia da “Calzada Romana y Puente-Cirauqui”, onde no verdadeiro espírito peregrino, fui amparada; No encontro de peregrinos com o Pároco do Hospital de Órbigo. Minha oração foi tamanha, que o Pároco, entre todos os peregrinos, me presenteou com um Terço, que carreguei comigo como símbolo de proteção.

E, ao chegar ao Monte do Gozo e avistar as Torres/ Catedral de Santiago. Esta visão, trouxe a tona, um misto de emoções: Alegria pelo êxito em concluir a jornada e, ao mesmo tempo, um vazio em percebê-la finda. E constatei, in loco, que chegar ao destino é o que menos importa. E, que o Santiago que visualizei pelo caminho é livre e, ferrenho defensor das causas de seu grande amigo Jesus.

Alto del Perdón.

Monastério de Samos.

Para finalizar, cada pessoa carrega no seu intimo o motivo que o moveu a caminhar até a Catedral de Santiago de Compostela. No meu caso, queria que meu filho Guilherme voltasse a se orgulhar de mim, após longo afastamento para tratar LLA & Linfoma Não-Hodgkin. Objetivo alcançado com sucesso, logo no início, ao findar a travessia da Cadeia de Montanhas – Pirineus, por telefone, ouvi: Mãe! Estou orgulhoso de você! Chorei copiosamente…

Monte do Gozo

Agradeço de coração, minha família, meus amigos da AACS- Santa Maria/RS, os peregrinos do grupo de WhatsApp “Brasileiros no Caminho” que conheci em Belorado, as minhas “Irmãs do Caminho” Lilian & Celeste e, Liane Comassetto – CEO da ETTO TRIP, que organizou toda a parte aérea/ deslocamentos, que sem sombra de dúvida, me assegurou uma boa viagem!"

Peregrina Profa. Marisa Colpo Noal – Santa Maria, RS/ Brasil